O exercício da medicina no Brasil exige cada vez mais a contratação de seguros de responsabilidade civil pelos médicos, afinal, somente até o mês de setembro de 2022 mais de 119 mil processos relativos ao Direito da Saúde foram iniciados no nosso país.
Diante dessa realidade, em muitas situações os médicos e médicas são processados sem justo motivo e mesmo assim acabam tendo que arcar com os custos para a contratação de advogados.
O que muitos médicos e médicas não sabem é que os valores gastos com advogados geralmente são reembolsáveis e cobertos pelos seguros de responsabilidade civil médica.
Na maioria dos casos, basta que o médico ou médica comunique à sua seguradora que foi processado e que contratará um advogado(a) de sua escolha para lhe defender.
Há seguradoras que fornecem advogados prórios e sem custo algum para o médico, todavia, tais advogados nem sempre são especialistas ou têm o tempo necessário para dedicação em todos os casos que lhes são atribuídos pela seguradora.
Por essa razão, não so é possível como altamente recomendável que o médico – e principalmente o cirurgião plástico – contrate um escritório de sua escolha e que seja especializado na solução do seu problema.
Nós do Kemp Dantas Advogados somos especialistas na defesa de cirurgiões e cirurgiãs plásticas em processos judiciais e ético-profissionais (CRM). Além disso, prestamos assessoria jurídica na relação entre o médico e o seguro de responsabilidade civil.